CURA DE DIABETES COM CÉLULAS-TRONCO

CELULAS TRONCOS
Cura do diabetes com células-tronco pode estar próxima, segundo pesquisa
Da EFE
(Embargada até as 15h de Brasília)
Londres, 15 mar (EFE).- A cura definitiva do diabetes através do transplante de células-tronco poderia estar cada vez mais perto, depois que uma equipe de pesquisadores desenvolveu um composto químico que pode transformá-las em células beta capazes de liberar insulina.
A revista "Nature Chemical Biology" publica hoje que um grupo de cientistas da Universidade de Harvard (EUA), liderado por Douglas Melton e Stuart Schreiber, descobriu um composto que, inoculado na endoderme, é capaz de criar um grande número de células com o gene Pdx1, necessário para a produção de insulina.
Após geradas estas células, os pesquisadores as implantaram em ratos através de uma cápsula renal, e observaram que podiam criar um grande número de células vivas geradoras de insulina.
Esta descoberta representa um importante passo na criação de células beta, o grande objeto de desejo dos cientistas no desenvolvimento da cura desta doença.
As células beta são um tipo de células do pâncreas que se encarregam de liberar e sintetizar a insulina, um hormônio que controla os níveis de glicose no sangue.
Essas células são as primeiras que desaparecem nos pacientes que têm o diabetes do tipo 1 - conhecido como diabetes juvenil -, uma vez que o próprio sistema imunológico do corpo as destruiu devido a um processo auto-imune.
No diabetes de tipo 2, a insulina produzida pelas células beta do pâncreas atua incorretamente ou é insuficiente. EFE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO FAZER UM PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL

5 perguntas pra sua idéia de negócio se adequar ao Mercado

8 PERGUNTAS QUE VC PRECISA RESPONDER PARA SABER SE SEU NEGÓCIO É