Acordar o Filho para Escola

Um filho de 7 anos é uma criança que precisa começar adquirir independência, ela mesma tem essa necessidade, porque quer se mostrar mais responsável, principalmente quando se tem outros irmãos.
Porem mesmo esse desejo todo e crescer entra em conflito quando às vezes tudo que a criança quer é um pouco de dengo dos pais.
Cabe a nós como pais saber discernir o momento oportuno para esse dengo ou chamego se preferir.
Acredito que toda a responsabilidade que a criança adquiri vem de 4 fatores importantíssimos:
1º eu como pai e mãe; tenho que dar a criança esta responsabilidade a ela de acordo com a sua capacidade da idade.
2º preciso confiar que ela será capaz e transmitir esta confiança a ela.
3º tenho que saber o momento em que ela esta fazendo corpo mole do momento em que ela está pedindo ajuda porque realmente precisa de ajuda.
4º a melhor maneira de se ensinar um filho é dando exemplo.
Como por exemplo, quando você diz pro seu filho de sete anos que quando ele for acordado pela manhã para ir à escola, ele deverá levantar sozinho: vestir-se, calçar o tênis, e ir tomar café.
Com pai e mãe, preciso nos primeiros dias ficar junto, olhando e o incentivando a conseguir, sua roupa deve estar num lugar de fácil acesso, seu calçado e seu café preparado.
Acredito que as palavras devem ser firmes e recheadas com amor.
À medida que está disciplina for entrando no dia a dia desta criança e ela for ficando segura, os pais vão deixando um espaço entre um afazer e outro para que ele faça sem supervisão.
Ai então se pode inserindo outras responsabilidades gradativamente. Quanto ao exemplo dos pais não podemos nos esquecer que as manhas que acordávamos para ir à escola na nossa infância podem ficar guardadas para sempre na nossa memória e então fazer dessas lembranças o que nos regerá com nossos filhos e nossos filhos com seus filhos.
Minha opinião é investir nestes momentos como se fosse uma cardeneta-de-poupança, e registrarmos na mente de nossos filhos manhãs agradáveis, tomando café antes do colégio, o despertar com beijos e abraços. E o muito carinho que podemos dar aos nossos filhos sabendo que tudo que fazemos e faremos a eles será a referencia do adulto que eles se tornarão.
texto de: Joelma Lima

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO FAZER UM PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL

5 perguntas pra sua idéia de negócio se adequar ao Mercado

8 PERGUNTAS QUE VC PRECISA RESPONDER PARA SABER SE SEU NEGÓCIO É